Cartão de Visitas Home Área Produtores A Botânica A Fruta
Cartão de Visitas
Home
Área Produtores
A Botânica
A Fruta
Perguntas Frequentes
Ácaro Erinose
Receitas
Despinicadeira
Políticas Portal
Banco Imagens


A FRUTA


L031
Doce e com aroma delicado, a lichia (Litchi chinensis), fruta originária da China. Com casca rugosa, quando madura, de vermelho intenso e com polpa branca gelatinosa tem um sabor doce que faz lembrar da uva itália, porém sem acidez. Com essas características ela conquistou o paladar dos brasileiros e a cada ano é mais conhecida e mais consumida. Também popularizou-se com o nome de Rainha das Frutas, justo título, pois além de deliciosa é mesmo majestosa.

A árvore da lichieira é bonita, encorpada, simétrica e com folhas lisas de um verde escuro intenso.

Quando gelada a lichia é mais saborosa ainda, cheia de frescor, é uma fruta  combinação perfeita para o nosso clima.

Bares e redes de restaurantes a oferecem em drinks variados, de caipirinhas a liquores, de sucos combinados com diversas outras frutas a chás.

No Brasil o primeiro exemplar de lichieira data de 1.810 e encontra-se no Jardim Botânico no Rio de Janeiro. Somente nos últimos 10 anos a lichia se popularizou no país.

Assista abaixo o vídeo com as abelhinhas polinizando as flores de lichia.



A China é a gigante mundial na produção da fruta, com cerca de 1 milhão e 440 mil toneladas produzidas em 2006. Ela é vendida em "cachos" nas ruas e pode ser comparada, sob o aspecto de consumo da população, com a banana.

No Brasil já é cultivada desde a década de 70, mas ainda carrega o conceito de fruta "exótica e cara". Por questões climáticas, a safra do Brasil ocorre entre os meses de novembro a janeiro, e por isso está se popularizando como fruta exótica consumida geralmente nas festas natalinas.

As lichieiras são árvores de clima subtropical que facilmente atingem 12 metros, mas existem exemplares com mais de 20 metros pelo mundo. Adaptaram-se perfeitamente ao clima brasileiro. Muitas são as variedades de lichieiras e no Brasil algumas vem sendo testadas para permitir sua produção em outras regiões que não apenas o sul e o sudeste e em outras épocas do ano também.

Países como a China, África do Sul, Havaí e Austrália contam com apenas uma colheita, entre maio e agosto, e este fato garante que a produção de lichias do Brasil pode vir a ser escoada para o mundo.

Atualmente a produção brasileira é de 8,5 mil toneladas/ano, com maior concentração de fazendas produtoras no Estado de São Paulo.

Alguns exemplares de lichieira, com alternância de produção podem vir a produzir mais de 300 kg por árvore por ano.

Veja fotos das nossas frutas clicando aqui.
Veja fotos dos pomares clicando aqui.

Cartão de Visitas | Home | Área Produtores | A Botânica | A Fruta
Site Map